Quem Somos
Dra. Simone Miranda
CRN66577
Experiência
- Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco.
- Residência em Nutrição Clínica no Hospital Universitário Oswaldo Cruz-Universidade de Pernambuco
- Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (UPE).
- Professora do curso de Nutrição da Universidade São Miguel.
- Nutricionista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), nos setores de Cardiologia pediátrica e UTI pediátrica desde 2013.
- Integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
Atuação
Bebês e crianças com cardiopatia congênita
Bebês e crianças com cardiopatia congênita têm necessidades de energia até 20-50% maior do que bebês e crianças saudáveis da mesma idade.
Alguns fatores contribuem para o aumento das necessidades calóricas em cardiopatas congênitos.
Alguns bebês têm dificuldade em absorver nutrientes dos alimentos que comem.
- Aumento do metabolismo – Bebês com cardiopatia congênita precisam trabalhar mais do que bebês saudáveis para respirar e bombear o sangue por todo o corpo. Portanto, eles queimam mais calorias simplesmente respirando e bombeando o sangue.
- Redução de energia – Cansaço – Por terem que trabalhar muito para fornecer oxigênio a seus corpos, os bebês com cardiopatia congênita se cansam com facilidade e têm menos força para comer. Um bebê pode parar de comer após um curto período de tempo e isso pode ser devido simplesmente ao fato de o bebê estar usando toda a sua energia disponível, não porque ele está cheio.
- Comprometimento gastrointestinal
Isso ocorre porque os vasos sanguíneos em seu trato intestinal não recebem oxigênio suficiente ou porque estão tomando medicamentos que diminuem a capacidade do intestino de absorver alimentos.
Pela mesma razão, bebês com cardiopatia congênita podem ter movimento lento de alimentos através do estômago e intestinos. Isso pode levar ao refluxo, o que pode levar a uma ingestão inadequada ou resistência à alimentação.
Para bebês com coração dilatado, o tamanho do estômago pode ser reduzido, o que pode levar a uma sensação precoce de plenitude.
Sobre a CARDIOPED
A CARDIOPED nasceu com a missão de cuidar do coração desde os primeiros batimentos. Somos uma clínica especializada em cardiologia fetal, pediátrica e em adultos com cardiopatia congênita, oferecendo um atendimento completo e humanizado para cada fase da vida.
Com um ambiente acolhedor e uma equipe muito especial, buscamos oferecer aos nossos pacientes um atendimento diferenciado, além da excelência técnico-científica que todos nós buscamos continuamente.
Nossa equipe está pronta para oferecer um atendimento humanizado e especializado em cardiologia fetal, pediátrica e para adultos com cardiopatia congênita.