Dra. Simone Miranda

Experiência

  • Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Residência em Nutrição Clínica no Hospital Universitário Oswaldo Cruz-Universidade de Pernambuco
  • Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (UPE).
  • Professora do curso de Nutrição da Universidade São Miguel.
  • Nutricionista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), nos setores de Cardiologia pediátrica e UTI pediátrica desde 2013.
  • Integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).

Indicações

Bebês e crianças com cardiopatia congênita têm necessidades de energia até 20-50% maior do que bebês e crianças saudáveis da mesma idade.

Alguns fatores contribuem para o aumento das necessidades calóricas em cardiopatas congênitos.

  • Aumento do metabolismo – Bebês com cardiopatia congênita precisam trabalhar mais do que bebês saudáveis para respirar e bombear o sangue por todo o corpo. Portanto, eles queimam mais calorias simplesmente respirando e bombeando o sangue.
  • Redução de energia – Cansaço – Por terem que trabalhar muito para fornecer oxigênio a seus corpos, os bebês com cardiopatia congênita se cansam com facilidade e têm menos força para comer. Um bebê pode parar de comer após um curto período de tempo e isso pode ser devido simplesmente ao fato de o bebê estar usando toda a sua energia disponível, não porque ele está cheio.
  • Comprometimento gastrointestinal

Alguns bebês têm dificuldade em absorver nutrientes dos alimentos que comem.

Isso ocorre porque os vasos sanguíneos em seu trato intestinal não recebem oxigênio suficiente ou porque estão tomando medicamentos que diminuem a capacidade do intestino de absorver alimentos.

Pela mesma razão, bebês com cardiopatia congênita podem ter movimento lento de alimentos através do estômago e intestinos. Isso pode levar ao refluxo, o que pode levar a uma ingestão inadequada ou resistência à alimentação.

Para bebês com coração dilatado, o tamanho do estômago pode ser reduzido, o que pode levar a uma sensação precoce de plenitude.

Conheça a CardioPED

Cardioped Cardiologia Pediátrica e Fetal

Com um ambiente acolhedor e uma equipe muito especial, buscamos oferecer aos nossos pacientes um atendimento diferenciado, além da excelência técnico-científica que todos nós buscamos continuamente.